Brincadeiras de criança: do Casa da Montanha para sua casa!


Quem conhece o nosso hotel Casa da Montanha, sabe como a gente trata bem nossos hóspedes mirins. Temos A Casa do Tulipito (nosso kids club), carrossel, muita recreação e inúmeras brincadeiras para entretê-los. E já que você tem que ficar em casa e “se virar nos 30” neste período de quarentena, vamos te dar uma mãozinha: batemos um papo com Janaína Oliveira, profissional responsável pela Cia Prof. Jana, que implementou todas essas atividades lúdicas aqui. A cia da Jana tem 25 anos de experiência em lazer infantil, tendo, inclusive, ganhado por dois anos consecutivos, 2018 e 2019, o prêmio de melhor empresa de recreação do Brasil. Então vale uma leitura atenta para tentar reproduzir em casa.


Para entrar na fantasia, vamos começar fazendo de conta que sua casa é a famosa Casa do Tulipito, o mascote que dá nome ao kids club; um cachorrinho de pelúcia muito fofo, que fica lá no espaço esperando a criançada para se divertir. Repleto de personagens de desenhos animados, o local é como se fosse uma cabana de montanha. Ainda há uma cozinha completa (de brinquedo, claro!) e um teatrinho de fantoches, que é para a magia tomar conta real! Então a dica aqui é: viaje na imaginação e faça da sua, a Casa do Tulipito. No fim, o que vale mesmo é ver a criançada feliz!


Bem, agora vamos às brincadeiras que a equipe de recreação faz com as crianças no hotel e que podem ser reproduzidas em casa. Numeramos só para não ficar confuso, mas a ordem fica a seu critério.


A brincadeira 1 se chama "O que mudou de lugar?" Você vai precisar de móveis e objetos de casa, e um mínimo de dois participantes. A brincadeira deve ocorrer dentro de um espaço delimitado de casa, que tenha muitos objetos. Um dos participantes fica neste espaço e o outro deve aguardar do lado de fora. Quem ficar, deve trocar alguns objetos de lugar. Feito isso, o outro participante entra e tenta descobrir o que mudou de lugar. É um bom exercício de memória e percepção.


A brincadeira 2 é o “Curling de Mesa” (Bocha de mesa). Os materiais necessários são mesa, tampinhas de garrafa e fita. Ganha quem fizer 1.050 pontos primeiro. Para ser desenvolvido, deverá ter no mínimo dois participantes. Como fazer: os jogadores devem fazer um quadrado na mesa com fita ou giz ou lápis, que será o alvo, e estabelecer as pontuações que cada localidade vai valer. O jogo inicia com os jogadores lançando suas tampinhas (um de cada vez) em direção ao alvo. Quando todos os jogadores lançaram todas as suas tampinhas a rodada encerra e é feita a contagem de pontos. Caso um jogador atinja os 1.050 pontos na primeira rodada, seu(s) adversário(s) deverão cantar uma música pra ele.


A brincadeira 3 é a “Corrida de avião.” Materiais: papel e balões (ou móveis da casa). O objetivo dessa atividade é chegar ao final do percurso primeiro. É preciso dois participantes pelo menos. Para começar a atividade os participantes devem estipular um percurso de objetos/balões em uma determinada ordem que os aviões de papel devem acertar e uma linha de chegada. A corrida inicia com todos os jogadores contando até 3, e lançando seus aviões. De onde os aviões pararem, eles devem efetuar um novo lançamento (sempre todos juntos). Os jogadores só podem passar para o próximo objeto/balão do percurso se acertaram o último.

A Atividade 4 é um “faça você mesmo”! E que tal aprender como se faz um slime, aquela massa gelatinosa que faz sucesso entre a criançada?


Para isso, é preciso de cola transparente, bicarbonato de sódio, água boricada, corante (opcional) e espuma de barbear (opcional também).

Passo a passo:

1 - Coloque aproximadamente 50 gramas de cola em um recipiente de plástico.

2 - Adicione seus condimentos como corantes, glitter, espuma de barbear e bolinhas de isopor.

3 - Adicione ½ colher de chá de bicarbonato de sódio e 6 gotas de água boricada.

4 - Misture bem por 3 minutos e vá adicionando gotas de água boricada até dar o ponto, que é quando a massa fica bem gelatinosa, e pronto! Está feito o slime.


A atividade 5 também é pra você fazer. Dessa vez, vamos aprender como se produz uma garrafinha sensorial. Para isso, é preciso de uma garrafa pet de 300 ml com tampa mais fita e água. E também de balão picado, bolinhas de isopor, miçangas, glitter, liga de cabelo, corante, lantejoulas, pedrinhas, etc. Esse tipo de material é para jogar dentro da garrafinha, então veja o que tem em casa e o que é mais fácil.

Passo a Passo:

Adicione água na garrafa pet, coloque dentro os materiais de sua preferência (lantejoulas, glitter, corante, bolinhas de isopor etc), feche bem a garrafa. Pronto, agora você pode se divertir e aprimorar a imaginação assistindo todas as divertidas mudanças que acontecem na garrafinha conforme ela for chacoalhada. E aqui vai mais uma ideia: essas garrafas podem ser escondidas pela casa e se transformar em antídotos que salvarão a humanidade ou pedras preciosas muito antigas que as crianças terão que encontrar!


Muito legal, não é mesmo? Aproveite nossas dicas e divirta-se muito com a criançada. Se for postar, marca @casahotéis para a gente conferir como foi essa farra em sua casa. E quem quiser mais opções de brincadeiras, pode solicitar o e-book que tem várias atividades diferentes pelo @Cia prof. Jana.


Segue manual criativo, elaborado pela Arteterapeuta Iara Urbani Peccin, com dicas para curtir com criatividade e emoção.

Casa Hotéis

Reservas

Rua Borges de Medeiros, 3166 

Centro de Gramado

Rio Grande do Sul. Brasil

Telefone: 55 (54) 3295.7575

Whatsapp: 55 (54) 9 96325097

reservas@casahoteis.com.br

Siga-nos

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • youtube

Contato

55 (54) 3295.7555

Desenvolvido por Pmweb. ©