top of page

O almoço de domingo do Parador ficou mais saboroso! Restaurante Alma RS mostra técnica do Menarosto


Novidades saborosas chegam de Cambará do Sul! O Parador resgatou uma maneira bem típica e inusitada de preparar o famoso galeto ao primo canto. Trata-se do “menarosto”, um processo que consiste em assar a carne em roletes que ficam girando lentamente sobre a brasa. Esta técnica ancestral de cocção foi trazida ao Brasil pelos imigrantes italianos e hoje é um prato símbolo de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Curiosidade: a engenhoca foi inspirada nas criações de Leonardo da Vinci. Che bello!



Agora o almoço de domingo do AlmaRS, que já era especial e cheio de sabores tipicamente gaúchos, recupera a técnica e aprimora seu serviço agregando outros clássicos da serra: tem galeto primo canto, polenta brustolada com queijo colonial, milho na grimpa, coração de galinha, tortei ao molho de aves, risoto de pesto rosso, salada de radicci com bacon e, para adoçar, doce de figo verde com sorvete de lírio do brejo.


Deu água na boca, né? Mas enquanto não voltamos a viajar como queremos, pedimos ao chef Rodrigo Bellora uma receita do galeto que você pode fazer na sua casa! Peça os ingredientes pelo aplicativo do seu supermercado de confiança, reúna os moradores da casa e viva uma típica experiência italiana.




Vamos lá!



Ingredientes:

1 kg de galeto primo canto

Sálvia, alecrim, cebola, alho e manjerona

400 ml de vinho branco seco

Sal e pimenta do reino


Modo de preparo:

Para facilitar o modo de preparo em casa, o chef sugere bater todos esses temperos no liquidificador junto com o vinho. Depois esfregar bem essa mistura nos galetinhos. E atenção para esta dica importante: só ligar o forno na hora que for colocar pra assar, e começar com fogo bem baixinho e ir aumentando até chegar no máximo, por cerca de 1 hora. Se fizer na brasa, comece colocando o espeto mais no alto para pegar menos calor e ir cozinhando lentamente por dentro, depois baixar o espeto pra dar aquela dourada e crocância.

Como acompanhamento o chef sugere uma polenta mole feita com milho crioulo. Mas essa receita a gente deixa para outro post ; )


Fácil né? Sabemos que não vai ser a mesma coisa de como se você estivesse aqui conosco, mas isso #vaipassarlogo e iremos adorar te receber nesse novo almoço. Mangia que te fa benne!


bottom of page