top of page

Sobrou chocolate da Páscoa? Harmonize com café e vinho e brinque com aromas e sabores


Já que estamos #EmCasaComVoce, resolvemos te levar o mood de Gramado. E como essa cidade serrana é famosa pelos seus chocolates artesanais, vamos falar de um tema que vem ganhando bastante espaço na gastronomia: harmonização! Que nada mais é do que a combinação entre comida e bebida com o objetivo de realçar a experiência gustativa. Ficou com água na boca?


Então pegue as sobras dos ovos de Páscoa e vem aprender como dá para potencializar os sabores do chocolate combinando-o com café e vinho. Convide os moradores da casa para essa experiência. Se menores de 18 anos forem participar, um bom suco de uva faz a fantasia ganhar vida! Ou deixe-os somente com a parte do café, ou então anotando as impressões de cada participante. O importante é criar esse momento em família, que nossa coleção de hotéis valoriza tanto <3

O princípio da harmonização é o mesmo para as duas bebidas: ou elas combinam pela semelhança ou por contraste. Mas para ambas, vale a máxima que equilíbrio é tudo. O primeiro passo é conhecer as características do café ou do vinho, como corpo, doçura e acidez. O mesmo vale para o chocolate: veja qual a porcentagem dos ingredientes, como ele é produzido – e opte pelos feitos com cacau de qualidade e sem gordura vegetal hidrogenada (a famosa margarina) - etc.


A partir daí, você pode optar pela harmonização por similaridade, que junta dois elementos semelhantes para intensificar o sabor, como doce com doce; ou combinar com sabores opostos que se completam, como amargo com doce. Bora praticar?



1. Prepare um cafezinho doce e experimente tomá-lo com um pedaço de chocolate com bastante açúcar, tipo ao leite. E depois prepare-o forte, sem nenhum tipo de adoçante e deguste o mesmo chocolate. Sentiu a diferença? Outra experiência interessante é tentar tomar com café de torra escura, com muito amargor com um chocolate 85% cacau, daí você vai sentir que os sabores não “casam”, ou seja, não vão agradar o paladar. Tudo isso é bacana para começar a entrar neste mundo infinito das harmonizações. Ao final, com certeza você já saberá qual café combina mais com seu chocolate preferido.


2. O vinho é um universo à parte. Existem milhares de rótulos feitos com uvas diferentes, produzidos por métodos diversos, em vários países e inúmeras regiões. São tantas características e nuances, mas como o objetivo aqui é diversão em família, vamos começar pelas dicas básicas. Se quiser combinar chocolate branco com vinho opte por espumantes moscatéis. Os especialistas dizem que o método de fermentação ajuda a diminuir a acidez e, junto com as borbulhas, ajudam a potencializar o sabor. Se a opção for o chocolate ao leite, tente o vinho do Porto estilo Tawny que vai valorizar o sabor sem anulá-lo.


3. Já para os chocolates amargos, que têm menos teor de açúcar, menos gordura e aroma de cacau, os vinhos tintos de características semelhantes são uma boa pedida; para os chocolates meio-amargos, qualquer tipo de vinho tinto jovem ou mais encorpado pode combinar com o seu sabor. Escolha sua uva favorita e faça o teste! Ainda existem os chocolates recheados com caramelo, pedaços de frutas, castanhas, brigadeiro e vários outros ingredientes. A regra aqui é ficar atento ao sabor que predomina do doce e usá-lo para tentar fazer a combinação.


O legal deste tema da harmonização é a experimentação! Vale curtir o momento com a família, testar várias opções, sempre lembrando que, apesar das regras básicas, a decisão final a ser considerada sempre deve ser baseada no seu gosto. Aqui as crianças e adolescentes podem ajudar muito com as anotações e recomendações de sabores inusitados. Quem melhor do que eles para descobrir tipos de chocolates diferentes?!


E quando tudo isso passar, teremos imenso prazer em recebê-los nos hotéis da nossa coleção e proporcioná-los esta experiência com os famosos chocolates artesanais da nossa região.

bottom of page