top of page

Em uma das épocas mais gostosas do ano, uma programação de dar água na boca (literalmente) te espera

Cada época do ano na Serra Gaúcha tem o seu charme. Chegou aquela que enfatiza os sabores! Época que o pinhão pode ser encontrado aos montes, que os cogumelos brotam nas florestas e que lançamos o nosso prato da Boa Lembrança 2021. Então vem com a gente saber a programação que estamos preparando nos nossos hotéis e restaurantes.

Aventura, conhecimento e gastronomia na Caçada aos cogumelos selvagens

Pra quem for ao Parador até junho/21, temos uma experiência que une aventura, conhecimento e gastronomia. Trata-se da Caçada aos Cogumelos Selvagens, que parece nome de filme de ação, mas é um programa incrível. A bordo de um quadriciclo motorizado, que você pode optar por individual ou duplo, um guia local te conduz pelas florestas de pinus dos Campos de Cima da Serra, em busca dos cogumelos comestíveis, que brotam após as primeiras chuvas de outono, logo após um descanso misterioso do solo. Durante a caçada, ele ainda dá uma aula de como aprender a identificar as espécies variadas de cogumelos encontradas na região, com a possibilidade de prová-los ali em seu habitat natural.

Deu fome? Experimente o prato da Boa Lembrança 2021

Um jantar no Alma RS fecha esta experiência com chave de ouro! O restaurante do Parador já tem sua cozinha conectada com a natureza, com opções do cardápio que valorizam os ingredientes e produtos frescos da terra, do ar e da água, com o que existe de melhor em cada estação. E, especialmente, para esta ocasião, o prato em destaque será preparado com os cogumelos caçados durante o passeio, assinado pelo nosso renomado chef Rodrigo Bellora.


Falando em prato de destaque e continuando a jornada gastronômica, nossa outra recomendação está no Restaurante La Caceria, que fica dentro do hotel Casa da Montanha, em Gramado. Vale muito a pena conhecer o prato que lançamos para integrar a seleção da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que apresenta anualmente novas receitas dos restaurantes participantes. A nossa é a Perdiz alla carbonara: perdiz assada lentamente na panela acompanhada de massa grano duro com pancetta, gema curada de galinhas criadas soltas, nuts crocantes , toque de páprica e azeite trufado. Salivou?!⠀E quem pedir, além de se deliciar, ainda ganha um prato de cerâmica pintado à mão retratando esta refeição para deixar eternizado na memória.

Época de pinhão na Serra Gaúcha

Nessa época do ano, também entra em cena o pinhão, fruta típica brasileira, que reina nas araucárias da Serra Gaúcha. Ele pode ser encontrado em abundância aqui na nossa região, e um passeio por este cenário maravilhoso é imperdível! E você ainda pode comprar para levar para casa, pois é facilmente encontrado em barraquinhas pelas estradas e mercadinhos da região. O pinhão é um alimento muito versátil, pode ser consumido apenas fervido com um pouco de sal, assado ou na brasa, mas também pode estar presente no preparo de pratos mais elaborados, caso dos nossos restaurantes, que já começam a incluí-lo no cardápio: no Alma RS, tem um divino matambre bovino recheado de pinhão, acompanhado de demi glacê de butiá, polenta de milho cremosa e cotto de urtiga; já no La Caceria, o prato Jacaré do Lago Negro (filé de cauda recheado com pinhão e queijo brie, farofa crocante, azeitonas pretas ao azeite de oliva, acompanhado de risoto de aspargos ao perfume de limão siciliano e banana grelhada), são saborear de joelhos, principalmente para os amantes das carnes exóticas.


Ficou com água da boca? Já estamos com as panelas no fogo, te esperando para um encontro delicioso com os sabores do inverno Casa Hotéis.

bottom of page