top of page

Tudo o que você precisa saber para uma road trip perfeita na Serra Gaúcha


Você vai se encantar com as estradas da Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, durante o verão.


Os especialistas em Turismo são praticamente unânimes em afirmar: as viagens de carro são uma tendência forte para 2021. Afinal, é a alternativa mais segura do momento. E não deixa de ser agradável reunir os mais próximos, jogar a bagagem no porta-malas, ligar o som e curtir o caminho dentro do carro.


Aqui no Casa Hotéis, já demos a melhor dica possível: para quem mora no sul ou próximo a ele, o melhor destino deste verão é a Serra Gaúcha. Sem aglomeração, com cenários incríveis para conhecer, ótimas estradas e acomodações de primeira linha para se hospedar em Gramado e Cambará do Sul, chegou a hora de conhecer o tradicional destino de inverno por um novo ângulo: o do sol, das roupas leves, dos passeios ao ar livre. É hora de uma Rota de Verão na Serra.


O que não pode faltar

Para quem está se aventurando pela primeira vez em uma viagem um pouco mais longa de carro, não se preocupe! Estamos aqui para te lembrar do que é mais importante. Antes de sair, é bom realizar aquele check-up no veículo: verifique a água, o óleo, calibre os pneus de acordo com as recomendações do fabricante e abasteça o tanque.


Feito isso, veja quais são os itens que não podem faltar para que sua viagem ocorra sem problemas:

  • Carregador de celular com adaptador para carro: raramente alguém esquece o carregador do smartphone, que se tornou inseparável dos viajantes. Mas é importante ter o adaptador para poder carregar o aparelho no carro, caso a viagem seja longa. Um power bank também pode ser bastante útil.

Se o seu veículo não tem GPS integrado, os aparelhos avulsos ou smartphones podem ser fixados no vidro frontal para que ninguém se perca no caminho.


  • Protetor solar: mesmo dentro do carro, é possível se queimar com o sol forte. Por isso, não esqueça de se proteger, principalmente se você é daqueles que gostam de apoiar o braço na janela do veículo.

  • GPS ligado: Mesmo com todo planejamento feito, ter o caminho programado no GPS dá uma segurança adicional né? Independentemente de usar o aparelho próprio para carros ou o seu smartphone como guia, não deixe de posicionar estrategicamente um suporte no vidro frontal, para poder olhar o caminho sem esforço.

  • Água para todos (e um lanchinho): Seja longa ou não a viagem, vai dar sede no caminho! Mesmo que esteja programada uma parada no meio do percurso, leve uma quantidade razoável de água para todos que estarão no carro. E não esqueça daquele alimento leve para enganar o estômago quando bater uma fome.

  • Livros, playlists e outras distrações: se você não vai dirigir, em algum momento vai precisar daquela distração esperta. Não esqueça de levar sua leitura atual e de baixar músicas, séries e filmes no seu serviço de streaming preferido para se divertir no caminho. Inclusive, o Wood hotel tem uma playlist perfeita para subir a Serra no melhor clima possível. Confira abaixo e salve na sua biblioteca:

  • Os itens mais que essenciais: Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar, né? RG, carteira de habilitação, documento do carro, óculos de sol, roupas para toda ocasião... Vai com criança pequena? Vale deixar fraldas e lencinhos disponíveis, levar um remédio (avalizado pelo pediatra) para enjoo e conferir se a cadeirinha de bebê está 100% funcional.

Para onde ir?

Muito famosa pelo seu charme no inverno, Gramado também oferece vistas belíssimas no verão.


Gramado é o destino perfeito e central na Serra Gaúcha. Lá, a melhor coisa é andar a pé e curtir a beleza da cidade – com a vantagem de ter um clima agradável de verão nessa é época do ano. Ainda assim, não deixe de ter sempre à mão um casaco, pois a noite a temperatura sempre cai bastante.


Uma dica é se aventurar pelo interior da cidade. Pesquise por atrações e restaurantes localizados fora da área central. Você vai se surpreender com as belezas naturais e lugares incríveis. Mas, se você quiser se aventurar em outras regiões da Serra enquanto se hospeda na cidade, aqui vão algumas dicas de passeios agradáveis para se fazer um bate-volta durante o dia:


Canela: colada em Gramado, a cidade oferece várias atrações charmosas: não deixe de visitar a imensa catedral de pedra e os bondinhos aéreos, para ter a melhor vista!


Nova Petrópolis: Com algumas das vegetações mais bonitas da região, essa cidade também é bem próxima de Gramado. Vá ao pinheiro multissecular, ao labirinto verde e encante-se com a natureza.


Bento Gonçalves e Garibaldi: Uma das vantagens de ir à Serra no verão é ver de perto a vindima, ou a colheita das uvas para produção dos famosos vinhos da região. Essas duas cidades concentram algumas das principais vinícolas da região. Opção, não falta!


Combine Gramado e Cambará do Sul em uma viagem inesquecível

Que tal estender a viagem e, além de Gramado, conhecer as incríveis paisagens de Cambará do Sul? Combine hospedagens nas duas cidades e aproveite super promoção que o Casa Hotéis preparou para a Rota de Verão: fique 4 noites e pague 3! Clique aqui e conheça todos os detalhes.

O glamping Parador, em Cambará do Sul, é o destino perfeito para quem quer se isolar em meio à natureza neste verão.


Depois de todas essas dicas, a vontade de viajar só aumentou, certo? Pois faça agora mesmo sua reserva nos empreendimentos Casa Hotéis e curta um verão diferente na Serra Gaúcha. E fique em ligado em nosso blog, que nas próximas semanas ainda daremos muitas dicas importantes para sua viagem!

bottom of page